Unidade Rio, Grande Rio, Niterói E São Gonçalo: (21) 3030-0222 | (21) 2495-1277 | Unidade Região Dos Lagos: (22) 3343-9433 | (22) 99245-8445

5 Curiosidades sobre a água que provavelmente você não sabia

A água é o elemento essencial para a manutenção na vida na Terra, seres humanos, animais e plantas precisam de água para sobreviver. 

Mesmo sabendo disso e que apenas 3% de toda a água do mundo é potável, ou seja, apta para consumo, o ser humano ainda desperdiça água. 

No Brasil, 40% de toda água tratada se perde antes mesmo de chegar às torneiras e a agricultura é quem mais desperdiça água e além de desperdiçar ainda contamina com o uso de agrotóxicos. 

O que nos leva a 5 curiosidades sobre água que você provavelmente desconhece: 

1) A maior parte da água que consumimos é “virtual”

Todos nós gastamos muito mais água do que podemos ver ou tocar. O consumo da água vai muito além de beber, cozinhar e lavar. 

A “água virtual” faz referência a toda água utilizada durante a produção de bens de consumo ou de alimentos. 

Para fabricar uma única calça jeans são necessários cerca de 10 mil litros de água. 

Para produzir um quilo de manteiga são necessários 18 mil litros de água e para um quilo de carne gasta-se 15.400 litros.

Parece que uma vida essencialista com mais consumo consciente pode ajudar a economizar água. 

2) O excesso de cloro não faz com que a água fique esbranquiçada

Muitas pessoas acreditam que a aparência esbranquiçada da água é devido a alta concentração de cloro, usado para tratamento na água distribuída para prevenir a ocorrência de eventuais contaminações nas tubulações de distribuição de água. 

Na verdade a água pode apresentar essa aparência de branca devido à presença de ar dissolvido na água, muito comum em sistemas com altas pressões. Podemos observar esse fenômeno da espuma branca na superfície de cachoeiras e rios turbulentos, 

Deixar a água em repouso por alguns minutos faz com que ela volte ao normal. 

3)  Mulheres e crianças da África caminham em um dia atrás de água, o suficiente para viajar à Lua Enquanto americanos consomem, em média, 370 litros de água por dia, os africanos usam de sete a dezenove litros. 

Por não terem acesso ao saneamento básico, mulheres e crianças perdem até seis horas do dia caminhando longas distâncias para encher baldes de água. Em apenas um dia, a soma dessas viagens cobriria a distância de ida e volta à Lua. 

Outro detalhe do consumo de água nos EUA é que 26% da água consumida nas residências é gasta apenas em descargas.  

4) O uso doméstico representa cerca de 8% a 10% do consumo mundial de água.

70% da água doce do nosso planeta é usada para atividades agrícolas.

A água é o solvente mais utilizado no mundo em empresas, indústrias e atividades domésticas e científicas.

O ser humano consome apenas 10% da água do planeta. Os outros 90% se dividem em atividades industriais e agricultura.

5)  Se toda água do planeta coubesse em uma garrafa de 1 litros, só meia gotinha estaria disponível para beber.

A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra, de toda a água existente 70% é salgada e está nos oceanos. Cerca de 2% da água do planeta está nos glaciares e icebergs. Ou seja, se fizermos uma comparação de toda a água do mundo com uma garrafa de um litro, a quantia de água disponível para consumo seria o equivalente a meia gotinha. 

Diante dessas informações precisamos ter consciência do consumo não só da água como vemos mas também do consumo de bens e alimentos de maneira equilibrada para que possamos manter esse recurso fundamental para a manutenção da vida.

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!