O momento da gravidez é mágico e, por conta disso, requer muitos cuidados especiais. A alimentação, os exercícios e demais atividades são cuidadosamente observadas para que a gestante se sinta cada vez mais confortável, justamente por ser uma fase em que mudanças delicadas acontecem no corpo dela.
Somado a todos esses cuidados, a hidratação não pode ser esquecida, afinal de contas, durante a gravidez a mulher precisa de uma ingestão maior de água, principalmente durante as primeiras semanas, pois ela é fundamental para a formação do líquido amniótico.
Essencial para que o feto cresça de forma adequada, a hidratação durante a gravidez possibilita mais energia para que a futura mamãe possa desfrutar de um bem-estar durante este período. Por isso, manter-se hidratada é uma excelente alternativa de fornecer os minerais e nutrientes necessários para exercer as funções rotineiras, além de garantir a reposição de eletrólitos perdidos durante o dia.
Além disso, abaixo, você confere outros benefícios que uma hidratação saudável pode proporcionar:
- eliminar toxinas;
- controlar o peso;
- transportar nutrientes para o corpo inteiro;
- equilibrar o sistema digestivo e intestinal;
- reduzir o risco de infecções do trato urinário;
- diminuir os riscos de hipertensão;
- regular a saúde da pele;
- evitar náuseas matinais; e
- ajudar a melhorar a redução de retenção de líquidos.
Diante de tantos benefícios é inegável a importância da hidratação durante a gravidez. Porém, se você é do tipo de pessoa que não tem o hábito de beber a quantidade diária recomendada de água, procure utilizar algumas ferramentas disponíveis na internet – inclusive, hoje já existem vários aplicativos com esse objetivo. A água deve ser prioridade para a sua hidratação, mas você pode incluir na sua dieta alimentos ricos em água, como legumes, frutas etc.
Você tem alguma dúvida sobre a importância da água? Conte para nós, deixando um comentário neste post.