Você também é um amante da “água com bolinhas”? A água com gás é muito consumida no Brasil e, inclusive, pessoas que têm dificuldade em beber água natural apostam nela para manter o organismo hidratado. Ela tem um grande poder de limpar o paladar e traz diversos benefícios para a saúde.
No entanto, você já parou para pensar sobre como ela é produzida? Venha conosco que ensinaremos tudo sobre essa temática.
VEJA QUEM INVENTOU A ÁGUA COM GÁS
A água com gás foi inventada pelo inglês Joseph Priestley, que século XVIII. Ele começou a sua vida científica na física, entretanto, apaixonou-se pela química momentos depois. Joseph teve a ideia de utilizar o dióxido de carbono na água, pois havia um grande estoque dessa substância na sua cidade natal, em uma cervejaria local. Assim, pensou em utilizar esse estoque para gaseificar a água natural.
ENTENDA COMO FUNCIONA O PROCESSO
Na verdade, o processo de gaseificar a água natural, não é complicado. É utilizado o mesmo processo que dos refrigerantes: é preciso retirar o oxigênio presente no líquido e injetar o gás carbônico.
CONFIRA SE A ÁGUA PODE SER GASEIFICADA DE FORMA NATURAL
A grande maioria das águas com gás que encontramos no mercado são gaseificadas artificialmente — no processo que citamos acima. Entretanto, a água natural também pode acontecer de forma natural.
Nesse caso, esse processo acontece por meio do aquecimento subterrâneo, em regiões em que a camada de magma está próxima da superfície — em fontes que estão situadas em ambientes que tiveram vulcões. Dessa forma, as pessoas podem provar a água gaseificada em fontes naturais.
Gostou de aprender mais sobre essa curiosidade? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque os seus amigos que também podem se interessar por essa temática.