Você já pensou em mudar os seus hábitos para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar? Vejamos: antes de qualquer coisa, é importante saber que um hábito pode ser caracterizado como tudo aquilo que é feito dentro de uma rotina, ou seja, feito por repetição. Com isso, o seu cérebro acaba se acostumando a seguir esses padrões de atividade sem demandar muitos esforços mentais.
O tempo todo o mundo passa por mudanças que afetam, direta ou indiretamente os nossos hábitos — e isso ficou ainda mais claro diante do cenário provocado pela Covid-19. Essas mudanças são importantes para nos tirar da zona de conforto, o que, por sinal, auxilia-nos a alcançar um nível maior de qualidade de vida. Vamos entender mais sobre o assunto? Venha conosco!
VEJA POR QUE MUDAR OS HÁBITOS
Mudanças de hábito são eficazes porque promovem melhorias na vida e na saúde de quem adota essa prática. Pode parecer fácil, mas mudar hábitos que já estão condicionados pelo seu cérebro é uma tarefa ardilosa; a palavra-chave é: perseverança.
SAIBA COMO MUDAR OS HÁBITOS
Para lhe dar um empurrãozinho, separamos alguns passos que podem te ajudar nesse processo de mudança de hábitos. Confira:
- Passo 1: Escreva em uma folha todas as suas atividades do dia;
- Passo 2: Analise todos os seus hábitos e os identifique como: neutros, ruins ou saudáveis;
- Passo 3: Dentre todos os hábitos observados, identifique apenas 1 hábito saudável para criar ou 1 hábito ruim para eliminar;
- Passo 4: Procure inserir esse novo hábito em um determinado horário da sua rotina;
- Passo 5: Pratique essa nova rotina por, pelo menos, 30 dias.
VEJA ALGUMAS DICAS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS, PARA SUA INSPIRAÇÃO
Alguns hábitos saudáveis que podem servir de inspiração para você são:
- praticar exercícios físicos;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- ter uma alimentação balanceada e mais saudável;
- tomar mais água;
- preocupar-se com a qualidade da água;
- dentre outros.
Todos os passos listados acima serão úteis para que você alcance os seus objetivos e metas. Não espere para começar amanhã a cumprir aquela promessa de ano novo. Lembre-se: você é o principal responsável pelo aumento da sua qualidade de vida!
E aí, gostou do nosso conteúdo? Se sim, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!